| 288

*A IDOLATRIA*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

24 de junho

Idolatria é a adoração a um ídolo; a ação é de difícil definição, pois a Igreja possui um número infinito de imagens representando os santos. As pessoas de Nível cultural mais acentuado compreendem que a imagem representa o esboço material de quem foi no passado uma personalidade digna de respeito e veneração; contudo, sempre existem os ignorantes, especialmente na zona denominada Terceiro Mundo, onde uma grande parcela da população é ignorante e vê na imagem um objeto de adoração, tornando-se, assim, idólatras.
Contudo, a idolatria não se restringe a essas imagens; uma pessoa que se entrega ao vício da embriaguez tem o álcool como fator de idolatria e, assim, em outros aspectos. Na época de Hitler, havia os que faziam dele um objeto de adoração. A humanidade sempre teve períodos retrógados de idolatria.
Em Maçonaria, como não existem ídolos, não se cogita a existência de idolatras; porém, o ser humano pode perfeitamente autoidolatrar-se e considerar-se “superior”, menosprezando os demais; esse fenômeno, posto incomum, existe.
O maçom, no seu equilíbrio, deve afastar-se da idolatria que sempre é perniciosa.
Um ídolo é a representação da ignorância.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app