| 659

A SESSÃO MERCURINHO

Como você não sabe, nossa antiga aldeia dos índios Guaianás já teve CINCO salas de cinema onde os astros e estrelas de todo o mundo desfilavam todas as noites.
* * *
Nos cinemas cujas iniciais eram Palas e Urupês, nos domingos de manhã acontecia a Sessão Mercuriho.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Na Sessão Mercurinho exibia-se os desenhos animados que faziam a cabeça da garotada que ainda vivia em um mundo sem televisão.
* * *
Frajola, Pernalonga, Hortelino Troca Letras, o Pato Donald e seus sobrinhos, Pateta, Vovó Donalda, Tio Patinhas, enfim o mundo de Walt Disney.
* * *
Também os clássicos do cinema mudo: Carlitos Chaplin, o Gordo & Magro e tudo o mais que Hollywod mandava para o mundo todo.
* * *
A balbúrdia era total. Aproveitava-se a Sessão Mercurinho para trocar gibis, figurinhas, exercitar as primeiras paquerinhas.
* * *
Num determinado momento interrompia-se a exibição dos filmes para que um funcionário do Cinema subisse ao palco para fazer o sorteio de algumas prendas entre a garotada.
* * *
Ao mesmo tempo, nas bilheterias do cinema na rua as pessoas aproveitavam para comprar os ingressos para a concorrida Sessão das Sete Horas que era obrigatória para encerrar a semana, fosse qualquer filme que se exibisse.
* * *
Todo o mundo do cinema começou a desmoronar quando surgiu a televisão..
* * *
Primeiro a TV-Tupi com as novelas. Em seguida a TV-Record com os Festivais de Música.
* * *
Então vieram as locadoras alugando todos os filmes que as pessoas tinham curiosidade em assistir em suas casas.
* * *
A tecnologia fez com que as salas de cinema ficassem as moscas. E todas viraram lojas, igrejas, condomínios, restando apenas na memória o encantamento da Sessão Mercurinho que fez parte da melhor fase da vida de cada um de nós.
* * *






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR