| 236

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA

REFLEXÃO DO DIA
25.05.20

Aquele que tem preconceito em relação a seu semelhante, ainda não desenvolveu a solidariedade, tampouco a compreensão, porque vislumbra o Universo através das janelas estreitas do prejulgamento, tão nocivo à convivência.

Com o passar do tempo e a evolução da consciência, o que quer que não tenhamos entendido, nós mesmos criaremos essa compreensão, através da própria experiência, pois, aquele que não exercita a solidariedade, ainda sofrerá por falta dela.

Se em nosso íntimo ainda constatamos a existência de preconceito, poderemos não ser condenados pela lei, pois, dispomos de muitas experiências em nosso passado e no presente, através das quais, poderemos aprender e crescer como seres humanos.

É preciso apenas que observemos sem criticar ou julgar, e que deixemos nossos semelhantes terem a liberdade de ser como de fato são, sem culpá-los ou condená-los.

Desse modo, a sabedoria e a compreensão de cada momento e de cada um dos nossos semelhantes, nos permitirão livrar-nos da necessidade de sofrermos na própria pele a dor do preconceito que manifestarmos.

Se de fato, procuramos um caminho menos doloroso que o do preconceito, nos esforcemos para fazermos da verdade uma meta de vida. Tomemos a alegria por bússola, a paz por companheira, o riso amável como expressão e o amor como forma de existência.

Pensemos um pouquinho sobre isso, nesta segunda-feira, e, ao nos corrigirmos, se for o caso, viveremos uma inevitável felicidade como consequência natural.

________________________________ .
*O AMOR MÚTUO REQUER A HUMILDADE*
Fazer um gesto de amor a outra pessoa requer muita humildade.
Se não houver humildade, corre-se o risco de querer apoderar-se afetivamente do outro, exigindo reciprocidade pelo amor oferecido.
A pureza de coração, o desapego do bem que se faz, revela a presença de Deus no irmão. É a Ele que ofereço humildemente o meu amor.
Amar com humildade é ter essa pureza de coração: entender que ter caridade é servir e doar-se.
O amor mútuo traz seus frutos e, se quero viver a humildade, não devo apoderar-me das consequências desse amor.
O desapego de todo o amor praticado é a certeza de que todas as obras por mim realizadas são obras de Deus.
Quem vive o amor mútuo está sempre pronto a dar a própria vida. E dar a vida é um ato de extrema humildade.
(Apolonio Carvalho Nascimento)







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app e APOLONIO CARVALHO NASCIMENTO