| 355

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR

Estamos em 1942, o Brasil declara Guerra ao "Bigodinho Maluco" que comandava o Eixo por ter torpedeado o navio "Taubaté", dentre outros.
* * *
Enquanto a Coca-Cola entrava no Brasil graças a um decreto que permitia marcas de fantasia, numa antiga aldeia dos índios Guaianás no Vale do Paraíba os elegantes se preparavam para outra batalha.
* * *
Desde que o Taubaté Country Club fora inaugurado em 1936 que a cidade fervilhava com as novidades. Praticar tênis na pequena cancha, vôlei e basquete no ginásio recém construído era considerado "bem".
* * *
Os Jogos Abertos do Interior se avizinhavam na cidade paulista de Rio Claro. Naqueles anos 1940 o "five" taubateano ganharia fama por haver conquistado o troféu por três anos consecutivos, troféu que ainda hoje brilha na sala de esportes daquele clube.
* * *
Naqueles anos ainda não havia boas estradas no Brasil, e as pessoas viajavam nos trens que foram implantados no Brasil por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, considerado o "Empresário do Império" (livro da Companhia das Letras - 1995 da minha biblioteca).
* * *
.Como você está vendo na foto, os atletas taubateanos vestiam-se como determinava a moda européia, paletós, gravatas, casacos, e até algumas senhoras acompanhavam a delegação, Nadéa e Mariana Marcondes.
* * *
Os atletas: Hadasenk, Osíris, Luís Cursino, Pizzani, Claudio, Maurício (Pacato), Jardel, Moacir Roque (Rodinha), Francisco e José Carlos.
* * *
Embaixo: Edésio, Lafayette, Lauro, Henrique, Lúcio Garcez (segurando a taça) e Paulo Chicchi.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR