| 650

*A FUMIGAÇÃO (O INCENSO)*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

4 de junho

Fumigação ou incensamento é uma prática que vem do passado; de conformidade com o material empregado, as fumigações produzem reações psíquicas e físicas, muitas vezes alucinógenas.
O incenso, junto com outras substâncias aromáticas, produz alterações no sistema nervoso, que podem resultar em euforia ou misticismo.
Os defumadores têm uso no mundo todo, tanto para as atividades religiosas como para incentivar a criatividade, os sonhos e as ilusões.
A meditação acentua-se em um recinto onde são queimados defumadores, e um Venerável Mestre deve ter muito cuidado em observar que substância é queimada no Altar dos perfumes.
O maçom pode adquirir o hábito da fumigação em seu ambiente íntimo, no recesso de seu lar ou da sua atividade profissional; uma das características da fumigação é afastar pressões negativas, limpar o ambiente.
Antes de dormir, é aconselhável a queima de um bom incenso, uma vez que prepara o ambiente para um sono leve, propiciando sonhos suaves; o organismo, assim, pode descansar mais facilmente.
Sendo a fumigação uma prática milenar, ela prossegue nos Templos Maçônicos.
O maçom, todavia, deve fugir dos alucinógenos, como a papoula, que no comércio é distribuída sem qualquer controle.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app