| 471

DOMINGO DE FUTEBOL

Imagine você o que era um domingo de futebol em Taubaté, quando toda a cidade fervilhava por um acontecimento espetacular.
* * *
Estaria na cidade, logo ali no Estádio do Bosque em frente ao Convento de Santa Clara, o maior time do mundo.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
O Santos Futebol Clube não era apenas um time de futebol. Era o maior time do mundo na época, que vencia os adversários em qualquer parte do mundo.
* * *
Lisboa, Buenos Aires, Montevidéu, não havia páreo para o time brasileiro. E todos eles estariam em Taubaté.
* * *
Como você não sabe o velho Estádio do Bosque teve que passar por uma reforma urgente em 1954 quando o E.C. Taubaté foi campeão e a Federação Paulista exigiu que as arquibancadas abrigassem um público maior.
* * *
Em combinação com a Prefeitura Municipal foram construídas arquibancadas de madeira - como aqueles dos circos - uma gambiarra formidável, que deixavam apenas uma pista para o tráfego dos poucos veículos na rua Duque de Caxias. Esqueceu que estamos em 1960?
* * *
Os times visitantes alojavam-se em um hotel que havia na Praça do Pilar, distante dois quarteirões do Estádio, um local que naquele domingo festivo foi cercado por torcedores para ver de perto o Rei do Futebol.
* * *
Pelé até saiu a rua para ser fotografado ao lado de torcedores, ele que aos 18 anos ganhou o título do jornal francês Le Soir de "Rei do Futebol" pela conquista mundial na Suécia em 1958.
* * *
O Estádio naturalmente era acanhado para tanta gente que queria ver o maior time do mundo de perto.
Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Embaixo; Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe (foto).
* * *
Nosso E.C. Taubaté entrava em campo com suas camisas alviazuis e o Santos com seu tradicional uniforme branco.
* * *
A Imprensa se alojava na arquibancadas cobertas em meio aos sócios do Alviazul.
* * *
Após o jogo os torcedores seguiam a pé rumo à Praça Dom Epaminondas, cada qual com sua opinião sobre o que haviam presenciado no Estádio naquele domingo.
* * *
Hoje no local do velho Estádio foi construído um supermercado, onde essas imagens retornam, enquanto lá dentro uma das viúvas faz as compras para o almoço domingueiro.
* * *
SE VOCÊ quiser entender porque no ataque espetacular do time do Santos tem quatro negros e um branco...sugiro a leitura do livro de Nelson Rodrigues "O Negro no Futebol Brasileiro".
* * *






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR