• Home
  • Saúde
  • São Sebastião mantém uso de cloroquina no tratamento da Covid-19
| 274

São Sebastião mantém uso de cloroquina no tratamento da Covid-19

A prefeitura de São Sebastião informou, nesta sexta-feira (29), que mantém o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com coronavírus.

A cidade, que foi a primeira do Litoral Norte a adotar o protocolo de uso da hidroxicloroquina e azitromicina, informou que a decisão foi tomada com o aval do Comitê Médico do Hospital de Clínicas de SS.

O protocolo para o uso precoce da medicamento é utilizado a partir do segundo dia do início do quadro clínico de pacientes:

- Acima de 50 anos que tenham alguma comodidade, hipertensão, diabetes ou obesidade;

- A partir dos 65 anos, com ou sem comorbidades

Caso tenha a recomendação e prescrição médica, o paciente deve assinar um termo de consentimento do uso da medicação, e tomar ciência sobre os efeitos colaterais ao longo do tratamento.

Antes de permitir o uso, é realizado um exame de eletrocardiograma. Os pacientes que utilizarem o medicamento são acompanhados pela equipe do Programa Saúde da Família.

Nas duas situações, os pacientes tomam a primeira dose na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Região Central ou no Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, Costa Sul do município; unidades de saúde exclusivas para o tratamento de síndrome respiratória.

De acordo com a prefeitura, nos casos leves, o paciente cumpre a quarentena em sua casa e passa a ser monitorado pelas equipes médicas durante cinco dias, de tratamento. Os kits são retirados na Unidade de Pronto Atendimento, no centro, e no Pronto Atendimento de Boiçucanga.

Coronavírus
São Sebastiao já registrou 324 casos e apenas duas mortes pela Covid-19. Ao todo, 119 pessoas já estão recuperadas.

Segundo a prefeitura, mais de 7 mil pessoas em todo o município já realizaram o teste para verificar se estavam com a doença.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias