| 733

A POLÍTICA E A FELICIDADE DOS CIDADÃOS

Por política entendemos a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto em eleições livres.
Na sua origem, política vem da palavra grega “polis” que significa “cidade”. Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estado vizinhas.

A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade. Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam igual.
O filósofo Aristóteles foi um dos primeiros a explicar o conceito de política. No seu livro "Política" ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas. O filósofo grego ensina que para que um Estado seja bem organizado politicamente, não basta que tenha boas leis, se não cuidar da sua execução. A submissão às leis existentes é a primeira parte de uma boa ordem; a segunda é o valor intrínseco das leis a que se está submetido.
Já no século XIX, quando o mundo industrializado se consolidava, o sociólogo Max Weber definiu: A política é a aspiração para chegar ao poder dentro do mesmo Estado entre distintos grupos de homens que o compõem.
Vemos, então, que a política vai muito mais além do que um partido político, profissionais e instituições.
Políticas Públicas
As políticas públicas podem soar como uma redundância, pois o governo seria o principal responsável pela condução política da sociedade.
No entanto, o governo tem várias atribuições como garantir o funcionamento da economia e da justiça, assegurar a defesa do território, e finalmente, o bem-estar dos cidadãos.
Quando surge um problema específico e que necessita uma solução particular, aí teremos a chamada política pública.
Por isso, definimos política pública como ações do governo para resolver um problema público após análises e avaliações.
Igualmente, a política pública deve contar com a participação da cidadania para a solução de problemas que atingem a sociedade civil.
Hoje a política deve ser construída com a participação de todos, então temos a política social que pretende ser uma reestruturação da sociedade a fim de distribuir riquezas de maneira mais igualitária. A política social tem como objetivo garantir condições mínimas de cidadania como habitação, saúde, educação e consciência ecológica.

A política fiscal será o conjunto de medidas que o governo fará para garantir o equilíbrio das contas de um Estado.
Desta maneira, pode privatizar empresas públicas ou até diminuir o salário de funcionários.

Temos ainda a política monetária que consiste no controle da inflação, da taxa de juros e da quantidade de dinheiro que circula num país.
Os responsáveis pela condução da política monetária são os Bancos Centrais e os Ministérios de Economia de um Estado que ditam as regras econômicas de um país.
A política também é a arte ou doutrina relativa à organização dos Estados e o responsável por esta missão é o governo.
O Brasil é o país do futuro. E que o lema de nosso Bandeira: “ORDEM E PROGRESSO” seja luz para os governantes. (FRANCISCO ASSIS M. FERNANFES)







Mais Fotos

  • Fontes: FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES

Últimas Notícias