| 215

FAMÍLIA

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

22 de maio

A família maçônica abrange os maçons e seus familiares. Estar em família corresponde a, dentro do templo, com a Loja funcionando, não observar a liturgia.
A Loja reúne-se para tratar especificamente de assuntos administrativos ou referentes a algo específico, como palestras especiais.
Por ocasião do recebimento de um visitante, a Loja pode passar a trabalhar em família, ou seja, deixar de considerar a Ordem do Dia, isso para poder dispensar maiores atenções ao visitante e também para reservar apenas para o quadro da Loja assuntos confidenciais.
Diz-se também que a Loja receberá o visitante em família, o que significa dispensar as honrarias a que o visitante tem direito, bem como o “trolhamento”, ou seja, o questionamento para a identificação plena.
A família natural do maçom passa a ser também maçônica, uma vez que as esposas são denominadas de “cunhadas” e os filhos de “sobrinhos”.
Na realidade, uma Loja constitui uma família, pois todos os seus membros são Irmãos entre si, sem o destaque hierárquico; o Venerável Mestre continua sendo irmão do novel Aprendiz.
E se existe família, a união de seus membros deve ser cultivada e todos amarem-se e ligarem-se com laços afetivos.
Quando um maçom é atingido no mundo profano, isto equivale ao atingimento da Loja toda.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app