• Home
  • Atualidade
  • Centro Dia do Idoso de Taubaté promove atividades para auxiliar em casa
| 328

Centro Dia do Idoso de Taubaté promove atividades para auxiliar em casa

Desde que o Centro Dia do Idoso, vinculado à Secretaria de Inclusão Social de Taubaté, suspendeu as atividades seguindo o decreto municipal 14.689, com as determinações da pandemia que assola o país, os 37 idosos assistidos têm recebido apoio da equipe técnica e orientação para realização de atividades.
Em funcionamento há três anos, o equipamento presta atendimento semanal a idosos semi-dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos, que possuem limitações para realização das atividades da vida diária. No local são realizadas atividades físicas, de lazer, alimentação, acompanhamento psicológico, entre outros.
A iniciativa de dar continuidade aos atendimentos veio da preocupação de que o isolamento poderia ocasionar um aumento de grau de dependência dos idosos, além de quadros ansiosos e depressivos. Para garantir a prevenção e promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida dos idosos, estão sendo realizadas as seguintes ações:
- entrega de kits: foram confeccionados pela equipe kits que serão entregues quinzenalmente. Os kits contêm atividade de estimulação cognitiva, orientações sobre COVID - 19 e isolamento social, orientações nutricionais, informativos e mensagem motivacional, cartões para aniversariantes do mês e lembranças de datas comemorativas (como Páscoa e dia das Mães);
-plantão de atendimento: realizados pela psicóloga, assistente social e coordenadora do Centro Dia e contatos telefônicos com familiares e idosos. Em casos emergenciais, é realizada visita domiciliar juntamente com Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e coordenadora técnica;
-redes sociais: como todos familiares possuem whatsapp e o Facebook do Centro Dia do Idoso, está sendo disponibilizado aos idosos videoaulas de atividade física (material elaborado pela educadora física), sendo postados nas segundas, quartas e sextas, respeitando o dia e horário que a atividade era realizada no equipamento;
-aula de Coral (exercício para cordas vocais preparado pelo professor de coral, com envios de vídeos às segundas e quartas no período da tarde);
- atividades manuais elaboradas pela oficineira que ainda serão enviadas na próxima semana (terça e quinta de manhã);
As atividades que estão sendo encaminhadas pelo whatsapp dos familiares e pelo Facebook https://www.facebook.com/Centro-Dia-Do-Idoso-Padre-Hugo-Bertonazzi-848672528607388/ continuarão de forma sistemática.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AUXÍLIO DURANTE A QUARENTENA
O Centro Dia para Pessoas com Deficiência, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Taubaté, que atende 65 jovens e adultos, na faixa etária entre 18 a 59 anos, desenvolveu o “Ficar em casa” para prestar auxílio e monitorar cuidados do cotidiano desses assistidos.
Com o isolamento social necessário para preservar a saúde dos assistidos contra o coronavírus, a equipe multidisciplinar pensou em uma maneira de mantê-los em atividade e também fazer contato, mesmo que virtual, para não perder o vínculo criado.
São realizadas as seguintes ações: visitas domiciliares; entrega de cestas básicas; orientações e encaminhamentos aos auxílios emergenciais do governo federal; criação de grupo de pais para monitoramento pelo whatsapp (para os que não aderiram é feito contato telefônico semanal); envio de vídeo motivacional da equipe para os assistidos; entrega de kits de datas comemorativas e máscaras de proteção.
A equipe planeja o envio de atividades de oficinas para serem realizadas junto com os familiares, com interação diária através de contato por vídeo, fotos, para diminuir a ansiedade e o estresse tanto dos assistidos quanto da família.
O equipamento, que funciona há 5 anos dentro da escola Madre Cecília, oferece cuidados durante o dia, de segunda a sexta-feira, em atividades básicas e instrumentais, complementares aos ofertados pela família, com o objetivo de proteger, promover autonomias, fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes.















  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias


Notícias relacionadas