• Home
  • Emprego
  • Sem PLR e salário, funcionários do transporte público ameaçam paralisar o serviço em Taubaté
| 1481

Sem PLR e salário, funcionários do transporte público ameaçam paralisar o serviço em Taubaté

Sem PLR e salário, funcionários do transporte público ameaçam paralisar o serviço em Taubaté
A empresa cobra aporte financeiro da prefeitura

Nesta quarta-feira (6), a ABC Transportes emitiu um comunicado informando que não pagou a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos funcionários e provavelmente não irá pagar os salários deste mês. Em reação, o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba anunciou que os trabalhadores podem entrar em greve e interromper o transporte público da cidade na sexta-feira (8).

A nota da empresa afirma que, por conta da quarentena em resposta a pandemia coronavírus, o volume de usuários no transporte público de Taubaté caiu 88%. Isso teria comprometido o equilíbrio econômico-financeiro da ABC Transportes.

“Como reflexo disso, a empresa lamenta informar, mas não conseguiu cumprir o pagamento da PLR a seus colaboradores, previsto para 30 de abril, e comunica não ter recursos financeiros suficientes para cobrir a próxima folha de pagamento, prevista para 7 de maio”, disse por nota.

O sindicato informou que, caso o pagamento não seja feito ou uma nova proposta não seja apresentada, os funcionários poderão entrar em greve na sexta-feira. José Roberto Gomes, presidente fiscal do sindicato, diz ainda que a PLR foi negociada em maio do ano passado – o valor que deveria ser pago aos trabalhadores é de R$ 900,00.

“Entendemos que problema do salário é de agora, mas a PLR foi negociada no ano passado. A empresa já tinha que ter esse dinheiro guardado. [...] Estamos dispostos a conversar. Se tiver uma nova proposta nós faremos uma assembleia com os trabalhadores na sexta-feira para decidir", disse José.

A ABC Transportes cobra a prefeitura de um aporte para manter o pagamento dos funcionários e funcionamento do transporte público na cidade. Para a empresa, é responsabilidade da administração municipal manter o serviço operante.

“A empresa informar que, desde o final do mês de março, vem comunicando a Prefeitura de Taubaté das dificuldades de manter em operação o sistema de transporte público em nosso município, ao mesmo tempo em que tem solicitado, insistentemente, aporte de recursos públicos para salvaguardar a qualidade dos serviços prestados à população. Frente ao agravamento da crise, é urgente uma resposta positiva da Prefeitura de Taubaté a esse pedido, uma vez que ela é a responsável legal pelo gerenciamento do sistema de transporte público em nossa cidade”, disse a ABC por nota.

O Meon entrou em contato com a prefeitura de Taubaté que informou que irá se posicionar sobre o assunto até o final desta quarta-feira.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias