• Home
  • Emprego
  • Trabalhadores da Volks em Taubaté votam redução de 30% da jornada
| 350

Trabalhadores da Volks em Taubaté votam redução de 30% da jornada

Os trabalhadores da Volkswagen, em Taubaté, votam nesta segunda-feira (20) a proposta da montadora de redução de 30% da jornada de trabalho pelo período de três meses. A votação acontece em assembleia virtual até as 18h de hoje.

Além da redução de 30% da jornada por 90 dias, entre maio, junho e julho, o acordo estabelece ainda remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com composição de valores pagos pela montadora e pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O retorno ao trabalho está previsto para 18 de maio.

A proposta ainda estabelece que a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) seja paga em maio. O valor será correspondente a 42% da PLR de 2019 e os 8% restantes serão pagos em dezembro, junto com a segunda parcela.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, os parâmetros do acordo não terão impacto no cálculo de férias ou 13º salário e prevê a efetivação de alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que estão em contrato temporário na fábrica da cidade.
TRABALHADORES EM CASA
Ainda de acordo com o sindicato, os 3.100 trabalhadores da produção da VW Taubaté estão em casa desde o dia 23 de março, quando foram liberados por meio de banco de horas e férias coletivas. A previsão inicial era de que retornassem em 14 de abril.

No entanto, as precauções com a pandemia de coronavírus motivaram uma primeira ampliação do prazo para 4 de maio. Após análise de mercado da VW, e novas negociações com os Sindicatos Metalúrgicos, ficou estabelecida a proposta de retorno ao trabalho para o dia 18 de maio, com redução de 30% da jornada até o fim de julho.

O acordo, que estabelece ainda uma remuneração de 100% do salário líquido no período, foi construído de forma inédita e conjunta pelo Comitê Nacional dos Trabalhadores na VW e os Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté, São Carlos, ABC e Grande Curitiba.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias