| 932

O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté

O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté (Fussta), sensibilizado com a pandemia mundial em razão do Covid-19, cria o programa de doações voluntárias “Todos por Todos”, idealizado pela primeira dama da cidade, Mariah Ortiz.
Sabendo das dificuldades que passarão as famílias, principalmente trabalhadores informais e autônomos, Mariah Ortiz teve a ideia de arrecadar alimentos e produtos de higiene e vestuário para essas pessoas. A campanha começou pequena, por meio do contato dela com amigos e familiares, mas tomou uma proporção tão grande que foi necessário fechar uma parceria com o Fundo Social.
O objetivo principal do programa é atender famílias que se encontram sem a possibilidade de exercer suas atividades por conta do coronavírus; sejam elas de trabalhadores autônomos, catadores de reciclagem, vendedores ambulantes, feirantes e famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
Serão aceitas doações de itens alimentícios, produtos de higiene pessoal e do lar. Em busca de focar os itens de extrema necessidade, bem como o desperdício de alimentos, foi criada uma lista dos itens a serem recebidos em doações para a confecção de cestas básicas a serem distribuídas: macarrão, arroz, feijão, leite longa vida, biscoito, molho de tomate, café, óleo, farinhas em geral, pasta de dente, sabonete e papel higiênico.
Munícipes interessados em participar dessa mobilização devem informar o interesse, enviando o nome e endereço completo por meio de mensagem via whatsapp pelo telefone (12) 99121-1888.
Todas as doações serão retiradas diretamente junto do endereço indicado por representantes e colaboradores do Fussta, evitando que os interessados tenham que sair de suas casas para a entrega, sem o contato físico, evitando exposição conforme orientações da Organização Mundial de Saúde.
O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté conta com a sensibilidade de toda a população de Taubaté, em ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
TAUBATÉ É REFERÊNCIA
Taubaté é a única Unidade Sentinela da Região Metropolitana do Vale do Paraíba para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, entre elas o coronavírus.
A cidade já era referência para a testagem de casos de síndrome gripal de influenza. Após decreto do governo do Estado publicado em 17 de março, passou a testar para o covid-19 todos os resultados negativos para influenza de sua amostragem.
Os dados coletados pelo município são importantes para o monitoramento em nível mundial. Semanalmente, é realizada a coleta de cinco amostras, sendo de duas crianças e de três adultos, que buscam a UPA San Marino e a UPA Central com quadros de síndrome gripal (febre acompanhada de tosse seca, corisa e dor de garganta com até sete dias de sintomas). Essas amostras são analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, a procura de vírus.
Todas as unidades sentinelas fazem essa coleta e alimentam o sistema do Ministério da Saúde. As informações incluem faixa etária, sexo e síndrome gripal. O governo federal analisa os resultados e os envia para a OMS (Organização Mundial da Saúde).
No caso da influenza, a OMS recebe dados de vários países nos dois hemisférios. Com base nestas informações, são verificados quais os vírus [tipos de influenza] que estão circulando e orientam a composição da vacina de gripe ano a ano.
Além disso, Taubaté dispõe do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), outra frente de investigação de casos. Cabe ao SVO investigar mortes suspeitas e fazer a coleta do material.






  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias