| 765

SANTUÁRIO SANTA TERESINHA

Um pouco da história do santuário:
Quando o bispo de Taubaté Nunes de Ávila e Silva ficou doente em 1913, curou-se por milagre ao ler o livro “História de uma alma”, de Teresa de Lisieux.
O bispo decidiu divulgar em Taubaté e região, a vida e doutrina da Irmã Teresa do menino Jesus, na qual os devotos iniciaram em 1922, um movimento para erguer uma capela em honra a Santa Teresinha, no asilo do Largo da Cadeia.
Os devotos conseguiram tantas doações em dinheiro, que a ideia de construir uma simples capela se transformou na construção de um majestoso santuário.
As obras iniciaram em 7 de junho de 1923, dirigidas pelo padre Florêncio Luiz Rodrigues.A projeção do santuário foi realizada por Artur Afonso Guilherme, com inspiração na igreja de Saint Pierre de Lisieux .
Em 1929 na Espanha, foi produzida a imagem de Nossa Senhora do Carmo com o menino Jesus, tendo à seus pés a Santa Teresinha , além do relicário com 3 relíquias: uma partida do osso de dedo, um tecido embebido em sangue da santa e fios de seu cabelo.
Apesar de ser comprovado por registros que desde 1924 eram realizadas cerimônias no interior do templo, a inauguração oficial ocorreu em 24 de setembro de 1929, como o primeiro santuário do mundo dedicado à Santa Teresinha fora o pais de origem.
A estréia do altar-mor aconteceu e 1939, feito em mármore doado pela família de Felix Guisard.
Já a torre da igreja ainda estava inacabada em 1941, quando faleceu um dos construtores, Sr. Camilo Gomes Quintanilha. Como a estrutura do santuário poderia não aguentar o peso da torre, esta foi diminuída e recebeu um relógio inaugurado em 1954.
A pintura interna da igreja foi produzida por Álvaro Pereira entre os anos 1960 e 1964. Neste período o artista plástico taubateano Zé Demétrio, confeccionou as estátuas dos 12 apóstolos, instaladas no portal de entrada do santuário.
" Resgatando Taubaté, Ontem, Hoje e Sempre..."








  • Fontes: LUIS ISSA