• Home
  • Saúde
  • Orientacao previne gravidez na adolescencia em Taubate
| 197

Orientacao previne gravidez na adolescencia em Taubate

A Prefeitura de Taubate desenvolve em fevereiro atividades educativas com foco na prevencao da gravidez na adolescencia. As atividades acontecem durante o tempo que os municipes aguardam a consulta na recepcao das unidades de saude do Departamento de Atencao Basica.
Enquanto esperam ser chamados pelos medicos, a equipe de saude aproveita o momento, dentro de sua programacao, para conversar sobre prevencao da gravidez na adolescencia com todos que estao ali presentes, sejam adultos (pais) ou os proprios adolescentes.
Nos Postos de Atendimento Medico e Odontologico (Pamo) e nas unidades de Estrategia de Saude da Familia (ESF), os profissionais estao abertos para o acolhimento dos adolescentes que quiserem tirar duvidas sobre o assunto.
Este trabalho de acolhimento e orientacao e desenvolvido em Taubate desde 2016 e contribuiu para uma reducao de 31,76% nos casos de gravidez na adolescencia.
A gravidez nessa faixa etaria implica em riscos a saude fisica da adolescente (mortalidade materna, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer do bebe) alem de danos psicossociais (evasao escolar, dificuldade financeira, prejuizo da auto-estima, isolamento social). Conversar sobre prevencao com os pais e tao importante quanto com os adolescentes. O conhecimento promove a conscientizacao e, portanto, a mudanca no comportamento em relacao a saude.







Mais Fotos

  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias


Notícias relacionadas