• Home
  • REFLEXÃO
  • O certo, é que temos que ir às causas do mal para combater os seus efeitos
| 159

O certo, é que temos que ir às causas do mal para combater os seus efeitos

REFLEXÃO DO DIA
17.02.20

Quantas vezes ouvimos alguém se lamentar e, não raro, nós mesmos, questionarmos o porquê, em determinados momentos da vida a nossa situação fica tão difícil, descontrolada, com tantos problemas, e nem sempre temos uma solução à vista.

Ora, se chegamos a esse ponto, com o coração muito abalado, os problemas agravados, um desanimo sem fim, só existe um começo para a saída dessa crise: descobrirmos o "porque", o como?" e o "quando?" tudo teve início.

Com calma, rebobinemos o nosso passado, recente ou não, e descobriremos uma desavença com alguém, uma resposta inadequada, uma atitude precipitada, uma tarefa ou prazo descumprido, ou mesmo um descuido com a nossa saúde.

O certo, é que temos que ir às causas do mal para combater os seus efeitos. E aí, tomemos como exemplo, o trabalho do médico quando vamos a uma consulta. É impossível que ele resolva nosso problema de saúde sem fazer um diagnóstico preciso, o que só se consegue após acurados exames.

Também nós, ao encontrarmos as causas dos problemas, surge-nos, como consequência natural, a maneira correta de tratarmos os seus efeitos e nos precavermos para não mais percorrermos os caminhos que nos levaram a tal situação. E já é um avanço significativo.

Além do mais, admitir as nossas falhas e corrigi-las, é um exercício de humildade e sabedoria, pois, quando se sabe que erramos e onde erramos, fica muito mais fácil fazermos o certo, garantindo o nosso progresso e o alcance dos nossos objetivos.

Que, com esta segunda-feira, possamos iniciar uma excelente semana!






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO