• Home
  • Comentário
  • E.C. Taubaté – Esse time cascudo vai trazer alegrias ao torcedor do Burrão
| 148

E.C. Taubaté – Esse time cascudo vai trazer alegrias ao torcedor do Burrão

Por: Moacir dos Santos

Após quatro rodadas realizadas pela Série A 2, já é possível visualizar a eficiência da equipe que o E. C. Taubaté montou, para buscar o título da competição.

Há muito tempo eu não vejo uma equipe taubateana com essas características. Umas com setor defensivo competente mas o meio campo fraco, outros com bom ataque, mas a defesa não se acertava e assim foram alguns anos.

Mas a equipe atual mostrou que, primeiramente é formada por um excelente elenco. Os que hoje estão ficando na suplência, quando entram em campo, demonstram a mesma qualidade dos considerados titulares. Prova disso foi a saída do zagueiro Mauricio por expulsão no jogo em Osasco. Em seu lugar assumiu Rafael Castro em um jogo difícil, estreia em casa contra a Votuporanguense. Pois é o zagueiro mostrou estar nas mesmas condições técnica e tática que Maurício, que é outro excelente zagueiro.

A equipe também deixou evidente possuir características de reação, e foi assim em Osasco na estreia, quando enfrentou uma equipe jovem e bem entrosada. Com o resultado adverso, jogando com 10 atletas (Mauricio recebeu cartão vermelho), o Taubaté soube compensar a falta do zagueiro, com as alterações feitas pelo técnico Ivan Izzo e chegou ao empate fora de casa.

Já na estreia em casa diante do Votuporanguense, mais uma demonstração de reação. A equipe tomou o gol aos 35 minutos da etapa inicial, empatou 4 minutos depois. O Empate se arrastou até o final contra uma equipe que vinha de derrota em casa (4 a 0 contra o Juventus) e o empate seria comemorado como se fosse vitória.

A equipe do artilheiro Ermínio buscou o segundo gol até o minuto final do jogo, e por mérito achou já na prorrogação do tempo, aos 48 minutos. Mais três pontos no positivo. Perseverança até o final.

Contra a Portuguesa, o Burão enfrentando um tabu histórico, sem vencer no Canindé, pegou a Lusa que vinha de uma derrota para o São Bento. A equipe não se intimidou e já foi marcando o gol logo aos 6 minutos, em uma jogada, com toda a característica jogada ensaiada. Uma triangulação perfeita pela esquerda e o cruzamento concluído para o gol, mas um GOLAÇO. (Se você ainda não viu esse gol do artilheiro Ermínio, confira no link ao final do texto).

Com abertura da contagem logo no inicio do jogo, a Portuguesa passou a fazer pressão, principalmente durante todo o segundo tempo. Mas a equipe mostrou a condição de suportar pressão e, apesar do goleiro William ter sido um dos melhores em campo com pelo menos duas defesas milagrosas, todo setor defensivo demonstrou consistência, contando com o importante auxilio do meio campo na marcação.

Ontem no Joaquinzão, o Taubaté recebeu uma equipe que pela campanha que vem realizando, seria talvez, a mais fácil. Com técnico interino, vindo de derrota em casa para o São Bernardo (2 a 0), parecia ser um jogo sem muita complicação.

Mas foi novamente um teste para a equipe taubateana, demonstrou e suportou pressão do adversário durante todo o segundo tempo, como foi no jogo contra a Lusa.

O gol do Burrão saiu logo aos 4 minutos, e de novo com jogada ensaiada. Jogando bem, o segundo gol parecia questão de tempo. No final da etapa inicial, Coutinho recebeu cartão vermelho e deixou a equipe com 10 jogadores durante toda a etapa final. Aí veio a pressão do adversário que jogou no campo de ataque. E de novo nosso, setor defensivo auxiliado pelo meio campo, soube abafar as jogadas da Penapolense e apesar do domínio do adversário, foram apenas duas oportunidade reais de gol, que não transformaram em gols pois o adversário não soube aproveitar. Por outro lado, William muito bem, acompanhado pelo se setor defensivo, somado com as alterações realizadas em busca de mais consistência à equipe, ficando sem poder de ataque, é verdade mas compensou com o posicionamento defensivo, marcação sem espaço a partir da entrada da área, garantindo a importante vitória.

Claro que você pode estar pensando: Se fosse um adversário de melhor qualidade técnica e tática poderia ser pior. Concordo, mas cada jogo por vez e o importante é somar os três pontos, principalmente jogando em casa nas condições que foi o jogo.

Veja que o nosso artilheiro Ermínio, que já caiu na simpatia da torcida, recebeu o terceiro cartão amarelo e ficará fora do jogo em Monte Azul. O que fez o treinador?Faltando pouco mais de 9 minutos, colocou em campo o atacante David Batista que não havia estreado ainda e veio com grande predicado.

Assim fica claro que ele será o titular no próximo jogo e, para ganhar condição de jogo, entrou ontem no final da partida.

A preocupação fica por conta dos cartões amarelos. Em quatro rodadas, foram 13 cartões amarelos e dois vermelhos (sem contar como recebido pelo técnico Ivan Izzo). Precisamos ficar mais expertos com arbitragem.

Ninguém é o dono da verdade, mas por estar percebendo que o Taubaté tem um time cascudo, mostrando poder de reação, de saber lidar com a pressão do adversário e ainda, esta ficando claro o desenho da equipe titular para jogos em casa, e jogos fora do Joaquinzão, é que trás confiança de ascensão a cada jogo e vida longa no campeonato em que buscamos o acesso à A1.

Somente mais uma observação, Está faltando o apoio do torcedor de nossa cidade. Com um time realizando uma bela campanha, líder na tabela de classificação, o publico não tem demonstrado o apoio necessário que essa brilhante diretoria e toda a equipe merece.

Claro que elogio os tradicionais torcedores que com chuva ou sol sempre estão ao lado do Burrão, seja no Joaquinzão, seja fora, mas são poucos. O E. C. Taubaté precisa de um apoio muito maior que 1.200 torcedores presentes em dia de jogos no Joaquinzão.

Que venha também a reação da torcida taubateana






  • Fontes: MOACIR DOS SANTOS

Últimas Notícias