• Home
  • PENSAMENTO
  • Exposição de um pensamento sob forma figurada"; palavra de origem latina, que por sua vez é derivado do grego; raiz da palavra "alegórico".
| 609

Exposição de um pensamento sob forma figurada"; palavra de origem latina, que por sua vez é derivado do grego; raiz da palavra "alegórico".

[17/1 07:08] +55 65 9981-9545: *BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

17 de janeiro

*A ALEGORIA*
De muito uso em Maçonaria, que apresenta sua filosofia por meio de símbolos e alegorias.
Alegoria é uma expressão filosófica que, por meio da imagem, apresenta a mensagem sutil. O homem é a maior expressão alegórica da Natureza porque reflete todos os mistérios do universo, desde o microcosmo ao macrocosmo.
Sendo o maçom uma "alegoria", ele deve se conscientizar de sua complexidade e buscar definir cada parcela, seja a microscópica ou a visível a olho nu, em especial aos olhos de quem o contempla.
Sendo alegoria, o maçom deve buscar a perfeição e zelar pela imagem, no seu dia a dia.
A Maçonaria, por meio da Iniciação, transforma o homem comum, ou seja, o dito "profano" em homem especial, selecionado e aperfeiçoado.
Não se deve deixar a cargo da Ordem a mantença dessa nova individualidade; o maçom tem o seu relevante papel a desempenhar; sendo alegoria, assim deve apresentar-se à sociedade profana.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 36.
[17/1 10:38] +55 21 99568-1350: O QUE UM APRENDIZ MAÇOM DEVE SABER
R$ 68 com frete grátis. Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350
CONTEÚDO: I – O que é a Maçonaria; II – A Iniciação (Prova da Terra: Câmara das Reflexões, Preparação do Recipiendário, A entrada no Templo, A Taça Sagrada, Banco das Reflexões, Prova do Ar: Primeira Viagem, Prova da Água: Segunda Viagem; Prova do Fogo: Terceira Viagem, Juramento, A Luz, Consagração, Entrega do Avental e as Luvas, Primeiras Instruções, Os trotes); III – A Origem da Maçonaria; IV – Potências Maçônicas; V - Ritos Maçônicos; VI – Local das Reuniões; VII – Os Painéis do Grau de Aprendiz (O Painel inglês e o francês, Os painéis usados no Brasil, Os Símbolos presentes nos dois Painéis, Os Símbolos Presentes somente no Painel francês, Os Símbolos presentes somente no Painel inglês, Os Símbolos ausentes nos Painéis); VIII – A Abertura do Livro da Lei no Grau 1 (Salmo 133, João 1:6-9); IX – Abreviaturas Maçônicas; X – A Hierarquia e os Cargos; XI - Landmarks






  • Fontes: GRUPO GI APR