• Home
  • HOMENAGEM
  • JOAQUINZÃO COMPLETA 52 ANOS. A inauguração oficial do Estádio Joaquim de Morais Filho aconteceu em 14 de janeiro de 1968, com a partida amistosa entre o E. C. Taubaté o São Paulo FC de Laudo Natel.
| 587

JOAQUINZÃO COMPLETA 52 ANOS. A inauguração oficial do Estádio Joaquim de Morais Filho aconteceu em 14 de janeiro de 1968, com a partida amistosa entre o E. C. Taubaté o São Paulo FC de Laudo Natel.

O INÍCIO

A construção do estádio teve inicio em 1961, com previsão de término das obras em 1963. Devido a uma série de obstáculos, principalmente recursos financeiros, as obras caminhavam lentamente. Um ano depois do inicio, já havia sido gasto 35 milhões de cruzeiros, sem contar com o valor gasto para aquisição do terreno. Houve um alto desembolso financeiro pela necessária drenagem do terreno, por estar em um local de grande umidade.

Somente em 14 de janeiro de 1968, o estádio foi inaugurado oficialmente, mesmo assim inacabado. Ainda antes de sua inauguração, o estádio Jardim das Nações, passou a ser chamado estádio Joaquim de Morais Filho, começando a registrar na memoria da cidade e da região, momentos de alegria ao torcedor e simpatizantes do E. C. Taubaté.

Taubaté, o coração do Vale, acelerava em seu crescimento e logo, com o desenvolvimento da cidade rapidamente contribuiu para que o Joaquinzão estivesse bem localizado, em endereço acessível e perto de tudo, pois o Jardim das Nações, rasgado por uma avenida chamada Brasil estava em franco crescimento.

O SURGIMENTO DO NOME PARA O ESTÁDIO

A sugestão do nome Joaquim de Morais Filho para o novo estádio, surgiu em reunião do Conselho Deliberativo do E.C. Taubaté, realizada na noite de 26 de novembro de 1967. Presidida pelo saudoso Nelson Campelo e secretariada por Roberto da Mata Ribeiro, foi aprovada nessa reunião, a sugestão do nome lançado pelo jornalista Alaor Fernandes de Lima.

A INAUGURAÇÃO OFICIAL
Para a grande festa de inauguração, que ocorreu em 14 de janeiro de 1968, a diretoria do E. C. Taubaté convidou o São Paulo F. C. de Laudo Natel, campeão Paulista em 1967.

Na preliminar, os veteranos taubateanos que não tiveram chance de jogar profissionalmente no Joaquinzão, como Porunga, Ivan, Durval, Zé Américo, Sylvio, Celso, venceram os veteranos do São José.

Para enfrentar o vice-campeão paulista de 1967, o presidente do E.C. Taubaté tratou de reforçar sua equipe com 4 jogadores do CR Flamengo: o zagueiro Ditão, o médio volante Walter, o centro-avante João Daniel e o atacante Jair. Afinal, os jogadores do E.C. Taubaté haviam retornado do período de férias apenas seis dias antes do amistoso com o São Paulo.







DIFICULDADES PARA MANTER O ESTÁDIO
Hoje, as dificuldades para manutenção do estádio são inúmeras, dificuldades essas que enfrentam quase todos os times de futebol que possuem estádio próprio. Creio que o projeto completo do Joaquinzão, nunca será concluído pois, outras prioridades sempre passam à frente e muitas vezes para garantir a sobrevivênca do futebol.

Uma equipe de futebol profissional do porte do E. C. Taubaté, encontra muita dificuldade para garantir recursos para manter uma equipe equipe de futebol profissional competitiva todos os anos e que não corra o risco de rebaixamento. Se o recurso financeiro é escasso para manter o futebol profissional e de base, imaginem investir em manutenção, benfeitorias, infraestrutura e ampliação do estádio.

  • Fontes: MOACIR DOS SANTOS

Últimas Notícias