| 462

Falando Sério - Reclamar do quê?

“Deixemos o Brasil apodrecer em paz. Nasceu bichado. Está seguindo o seu destino biológico”.
Com esta frase acima Monteiro Lobato termina uma carta à Henrique Rupp Júnior. Mas, quem é esse cara que mereceu uma carta de Lobato?
Para minha surpresa descobri que o “moço” é joinvilense e nascido em 1880, e foi advogado, jornalista, empresário e político, sendo à época da correspondência, deputado federal.
E Lobato continua em sua missiva: “Deixo de lhe enviar sugestões porque já vi coisas demais e não tenho a mínima confiança na sinceridade, na honestidade dos nossos dirigentes. Virei partidário do quanto pior, melhor. Talvez que a coisa estourando possa sobre os escombros ser construída qualquer coisa”.
Pois então, todo esse pensamento exarado por Lobato foi no ano de 1935, estamos em 2019, oitenta e quatro anos se passaram e concluo que, realmente, o Brasil está seguindo o seu destino biológico. Nós, os que compomos o grupo dos seres vivos estamos com a palavra.

Pois então, o brasileiro é assim... sempre foi assim. Veja dos itens seguintes em quantos você tem participação direta. Não vale mentir, nem se esquivar; é sim ou não. Acredito que não haja leitor que faça parte de grupos daqueles mais pesados. Enfim...

Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibidas.

Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

Fala no celular enquanto dirige. (Diz que não, vai!)

Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.

Dirige sem o cinto de segurança. (O Barão com a palavra)

Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.

Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos. (Tem alguém aí?)

Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

Estaciona em vagas especiais, exclusivas para deficientes.

Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas. (Quem não é “sócio” do camelódromo aí?)

Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis...como se isso não fosse roubo.

Diminui a idade do filho para que esse passe por baixo da roleta do ônibus sem pagar passagem.

Querem mais? Acho que chega, não é? Tenho certeza de que você está pensando em mais um “montão” de coisas que pratica nessas condições.
E querem que os políticos sejam honestos...se escandalizam com a farra das passagens aéreas, com as transações imobiliárias estratosféricas, com valores muito além da realidade?
Estes políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo...ou não?

Então, reclamar do quê?

Joinville, 06 de dezembro de 2019.
Henrique Chiste Neto






  • Fontes: HENRIQUE CHISTE NETO

Últimas Notícias