• Home
  • HOMENAGEM
  • 374 anos de gente como você que acredita numa cidade melhor e faz de cada dia um novo começo
| 348

374 anos de gente como você que acredita numa cidade melhor e faz de cada dia um novo começo

Taubaté completa 374 anos de elevação à categoria de vila com muita história para contar, e essa história é feita por gente como você, que acredita numa cidade melhor e faz de cada dia um novo começo.

A publicação “Câmara de Taubaté – história e processo legislativo”, de 2009, lembra que os taubateanos estão ligados ao desenvolvimento do país. “Nos registros de obras e documentações históricas, Taubaté era conhecida como a porta de entrada à aventura em busca de riquezas além da serra da Mantiqueira. Aqui as comitivas pernoitavam, desenhavam caminhos e se abasteciam de alimentos para prosseguimento das caminhadas”, diz o texto, para, em seguida, mencionar o capitão-mor Jacques Félix.

“Conhecendo esta região do Vale do Paraíba há muito tempo, Jacques Félix pediu à Condessa de Vimieiro, Mariana de Souza da Guerra, algumas terras entre Pindamonhangaba e Tremembé para morar com a família. A condessa era donatária de muitas terras, das quais faziam parte os sertões do Paraíba.”

Oficialmente, o povoamento do Vale do Paraíba teve início a partir de 1628, e Jacques Félix e seus filhos figuram entre os primeiros povoadores da região. Taubaté nascia como povoação de São Francisco das Chagas, nas proximidades de uma aldeia de índios guaianases. Essa aldeia ficava nas proximidades do atual Mercado Municipal.

Foi no dia 5 de dezembro de 1645, por autorização do capitão-mor governador, Antônio Barbosa de Aguiar, que foi elevada em vila a povoação de São Francisco das Chagas, fundada por Jacques Félix. Muitas famílias vindas de outras vilas ou povoações se juntaram aos primeiros povoadores para desenvolver o povoamento taubateano.

Algumas dessas famílias transbordaram as fronteiras da cidade e a tornaram nacionalmente conhecida – exemplos famosos, dos quais é possível apontar o escritor Monteiro Lobato como expoente dessa constelação.

A cidade passou pelos ciclos do ouro e do café, se industrializou, criou um centro universitário e está vislumbrando o futuro na economia criativa e no empreendedorismo, e tudo isso passa pelas mãos do cidadão comum, aquele que diariamente acorda e move sua força de trabalho para que tudo isso aconteça.

Por esse motivo, na campanha de aniversário de Taubaté, neste ano, a Câmara de Taubaté quer parabenizar você, taubateano. “374 anos de gente como você que acredita numa cidade melhor e faz de cada dia um novo começo” é a mensagem de agradecimento que deixamos para todos aqueles que estão em busca de um futuro melhor e acreditam que com persistência, garra e esperança é possível alcançar a transformação.

Parabéns, Taubaté!






  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA CÂMARA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias