• Home
  • HOMENAGEM
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NA CÃMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ
| 270

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NA CÃMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ

(Foto: Luiz Cândido, Jessé Silva, Zenaide Brito, Maria Helena, Aloizio, Loreny e Mestre Luizinho - Crédito Fernanda Maria)

A Câmara de Taubaté lembrou o dia nacional da consciência negra com solenidade quarta-feira, 20, em que foram homenageados a professora Maria Helena de Carvalho da Silva Cerqueira e o fundador da Escola de Samba Império do Morro, Luiz Antonio Lopes Neto, o Mestre Luizinho.

O vereador Jessé Silva (SD) presidiu os trabalhos, e a vereadora Loreny (Cidadania) foi oradora em nome do Legislativo. A solenidade contou com a participação do presidente do Centro de Estudos Comunitário Cultural Afro-Brasileiro, professor Aloizio Rodrigues da Silva, do ex-vereador Luiz Cândido da Silva, autor do Decreto Legislativo nº 22, de 1995, que instituiu a comemoração do dia da consciência negra na Câmara, e da vice-presidente do Ceccab, Zenaide Brito.

Nascida em Taubaté, Maria Helena começou a trabalhar ainda criança, aos sete anos de idade, vendendo pastel e bolo para ajudar no orçamento doméstico. Adulta, trabalhou como doméstica. Professora de ensino fundamental na rede municipal há 42 anos, cursou Pedagogia na Universidade de Taubaté, e lecionou na Escola Professor Evaristo, na Estiva e, em vias de se aposentar, trabalhou na Escola Professor Álvaro Marcondes de Melo, no Jardim Santa Catarina.

Mestre Luizinho, também taubateano, trabalhou como metalúrgico na antiga Willis Overland do Brasil, hoje Ford, serviu ao Exército Brasileiro no 6º Regimento de Infantaria, em Caçapava, onde foi corneteiro, fato que lhe inspirou musicalmente. Deixando o Exército, trabalhou como pintor, eletricista, encanador e funileiro.

Em 1968 contribuiu com a formação da Fanfarra do Municipal, onde permaneceu durante 35 anos, período esse em que conquistou, dentre outros, os títulos de tricampeão estadual e tricampeão nacional. Foi fundador da Escola de Samba Império do Morro, em 1974, tendo exercido, ainda, as funções de diretor de bateria, compositor e carnavalesco. Atualmente, ministra aulas de música, além de participar da Orquestra de Violas e Violões Itaboaté.






  • Fontes: Assessoria de imprensa Câmara Municipal de Taubaté

Últimas Notícias