| 205

JESUS FOI O PRIMEIRO

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

16 de novembro

*RENASCIMENTO*

Nascer de novo é o significado do termo, maçonicamente, para um renascimento é necessária uma morte; o candidato à Iniciação morre previamente na Câmara das Reflexões para – durante o cerimonial apropriado – “tornar à vida”.
Jesus foi o primeiro “filósofo” que disse a Nicodemos que, para ele poder entrar no Reino dos Céus, cumpria-lhe nascer de novo. Nicodemos não entendeu a mensagem e retorquiu: “como posso eu retornar ao ventre de minha mãe?”. Jesus referia-se ao “renascimento espiritual”; Nicodemos devia renascer dentro de si mesmo e descobrir o mundo universal interior.
O Renascimento Maçônico é semelhante ao preconizado por Jesus. O candidato, para absorver a Filosofia Maçônica e tornar-se um elemento capaz de confraternizar com os maçons, deve tornar-se “criança”, alimentar-se como criança com alimento leve e apropriado; frequentar o “jardim da infância”, o “aprendizado” e obter – cumprido o período regulamentar – a habilitação suficiente para iniciar a “construção” de Templos, sobretudo o seu próprio templo.
De criança, caminhar como Pedreiro Livre, no desempenho da construção.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino






  • Fontes: GRUPO GI APR