• Home
  • Comentário
  • UM COMPUTADOR COMO UMA MEDIÇÃO, TORNOU-SE UM MODO DE PENSAR ARCAICO


UM COMPUTADOR COMO UMA MEDIÇÃO, TORNOU-SE UM MODO DE PENSAR ARCAICO

ÉPOCA DIGITAL
O termo digital, que genericamente descreve a época, ou a transição epocal, em que estamos imersos, vem do latim “digitus”, que se pode traduzir por número. É aquilo que está na base é a descoberta de qualquer porção do real pode ser agora traduzida numericamente, transformada numa estrutura de dados, num algoritmo.
Esta tradução numérica representa um instrumento novo, e ao mesmo tempo uma forma diferente de vida: uma vida desmaterializada, aligeirada do peso das contingências, incrivelmente veloz, acessível a todos a qualquer hora (superando, assim, as restrições do tempo) e em todo o lugar ( superando as restrições do espaço).
Definir, por exemplo, um computador como uma mediação tornou-se um modo de pensar arcaico. Os nativos digitais sabem que as novas máquinas são uma extensão de si próprios, como um elemento a todo o momento a eles indispensável para ativar a sua relação com as coisas.
Faço parte daqueles que consideram intrusivo o uso do celular quando se está à mesa, e daqueles que se alegra com a sua proibição na escola. Mas sei que isto é do século XX que combate com o século XXI uma batalha.
Estamos no olho de uma tempestade, e temos, como indivíduo como sociedade, encontrar uma via equilibrada que ainda não vemos claramente. Em todo o caso, já não podemos agir como se continuasse como antes.



  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias