| 2249

O QUERUBIM SERIA UM DEUS DE SEGUNDA CATEGORIA

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

30 de outubro

*OS QUERUBINS*

Procede do hebraico, _K'rub_ no singular e _K'rubim_ no plural.
O Querubim seria um deus de segunda categoria. Narram as escrituras que após o evento de Adão, caindo em "pecado", Jeová colocou um querubim armado com uma espada de fogo, guardando o caminho que conduzia ao Éden, onde se situava a Árvore da Vida, preservada com rigor após o furto de um dos seus frutos pela serpente.
A espada do querubim é reproduzida pela espada flamígera maçônica.
Sobre a Arca da Aliança, no Propiciatório, foram colocados dois Querubins, símbolo da vigilância e guarda.
O profeta Ezequiel faz a descrição minuciosa dos querubins como seres alados, de luminosidade intensa, com quatro rostos de animais; verdadeiros "monstros sagrados", plenos de poderes.
Na Corte Celestial, os querubins ocupam a terceira posição. Como são considerados "seres incriados", compreender a sua existência se toma dificílimo; da Corte Celestial são os Anjos os seres mais próximos aos homens, com os quais contatam; conhecem-se inúmeros casos, além dos descritos nas escrituras, do contato com esses seres misteriosos.
A Maçonaria, no Quarto Grau Filosófico, admite a presença da Arca da Aliança, como símbolo; portanto, admite a presença em templo dos querubins como símbolo de "vigilância permanente".

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino






  • Fontes: GRUPO GI APR