• Home
  • Trânsito
  • Convênio com Detran contempla melhorias na sinalização viária de Taubaté
| 144

Convênio com Detran contempla melhorias na sinalização viária de Taubaté

VOLTA DAS LOMBADAS


Requalificação viária promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté soma até agora a implantação de 10 novas lombofaixas e 10 novas lombadas, além da adequação de outras 40 lombadas em vias consideradas prioritárias por conta do índice de acidentes.
As adequações e a implantação de novas travessias elevadas, como a da avenida Tiradentes (em frente à Unitau), fazem parte do plano de ação do convênio firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. A parceria estabelece um repasse no valor total de R$ 1.242.195,33 proveniente de multas estaduais.
Os recursos também são empregados na colocação de tachas e tachões, dispositivos refletivos pra melhor visibilidade noturna. Das 17 avenidas previstas para implantação destes dispositivos, três já receberam as melhorias.
Educação - O convênio prevê campanha de educação para o trânsito, com a distribuição de folders, implantação de faixas, banners e adesivos, a distribuição de brindes e ações em escolas e estabelecimentos comerciais.
O plano de ação contempla quatro macroações nas vias onde o índice de acidente é maior, de acordo com os registros nas planilhas e mapas apresentados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infomapa e Infosiga).
Legislação - A adequação das lombadas segue resolução do Contran nº 600/16, atendendo também as recomendações do Ministério Público diante de ação civil pública.
O prazo previsto para término de todas as macroações é fevereiro de 2019.
Em 2017, de janeiro a agosto, foram registrados 1.314 acidentes em Taubaté. Em 2018, neste mesmo período, foram registrados 1.188 acidentes, o que representa uma redução de 9,6%. Somente no mês de agosto, comparado com 2017, a redução foi de 21,6%, o que mostra a efetividade das ações.
Com relação aos óbitos, verificou-se que a maioria dos registros ocorreu por falha humana – uso de álcool, excesso de velocidade e uso de celular . Ações de fiscalização com etilômetro serão intensificadas em conjunto com o Detran para coibir essas práticas.

NOTA DA REDAÇÃO: Despois de ter sido destituida do título de capital das lombadas, Taubaté não se deu por satisfeito e retorna ao despresível título, e o que é pior: quantidade e tamanha, que mais parecem uma mantiqueira, podendo ocasionar acidentes graves quando não danificando veículos.






  • Fontes: Imprensa Prefeitura de Taubaté (foto e texto)

Últimas Notícias


Notícias relacionadas