| 99

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO PARQUE DO ITAIM

Começa recuperação de áreas degradadas no Parque do Itaim
A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté implantou um projeto piloto neste mês de setembro para recuperação de áreas degradadas no Parque do Itaim.
O projeto conta com a parceria dos alunos do curso de agronomia e do programa de pós-graduação em ciências ambientais da Universidade de Taubaté, o objetivo é reter o excesso de águas das chuvas e os sedimentos que provocam a erosão da entrada do portal do parque.
A ideia é testar uma metodologia em uma área degradada com base no histórico da ocupação do terreno do Parque Natural Vale do Itaim. A Secretaria de Meio Ambiente constatou que a ocorrência dos processos erosivos existentes no parque foi ocasionada pelo pisoteio do gado e serviço de terraplanagem que impediram a regeneração da cobertura vegetal.
A parte mais degradada se encontra dentro das áreas com vegetação de cerrado e de transição. São necessárias medidas de contenção imediatas para conter a erosão ocasionada pelas águas da chuva que agem diretamente sobre o solo exposto, formando ravinas e voçorocas.
Uma área de 1.514m² está sendo preparada. Serão plantados milheto (Pennisetum americanum) e crotalaria (Crotalaria juncea) em uma porção de 540 m². Já em 974m² foram construídos terraços de contenção de águas das chuvas.
Estudos sobre processos erosivos na bacia do Rio Una realizados pelos alunos de pós-graduação em ciências ambientais da Unitau constataram a ocorrência de 36 hectares de áreas degradadas. Uma pesquisa da Unavale realizada na microbacia do rio das Antas revelou que o crescimento médio das áreas erodidas no intervalo de 10 anos foi na ordem de 34,82%.






  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias


Notícias relacionadas