• Home
  • MEMÓRIA
  • PARTICIPANDO DA VIDA SOCIAL DE TAUBATÉ, LEONHARDT FOI UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE TAUBATÉ
| 340

PARTICIPANDO DA VIDA SOCIAL DE TAUBATÉ, LEONHARDT FOI UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE TAUBATÉ

TEXTOS DINIZIANOS
A BOTICA ALEMÃ

Carl Adolph Leonhardt, nascido em Zwonitz na Alemanha, formado em farmácia, veio para Taubaté em 1855, fundando na praça do Mercado Municipal a Botica Alemã em 1857.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Participando da vida social de Taubaté, Leonhardt foi um dos fundadores da Associação Comercial de Taubaté tendo sido seu segundo presidente.
* * *
Também fez parte daqueles que fundaram o Hospital Santa Isabel, e pelos seus méritos, foi nomeado pelo imperador D. Pedro II capitão da Guarda Nacional.
* * *
Quando Taubaté foi assolada pela epidemia da varíola (na época conhecida como "bexiga"), Leonhardt por conta própria fez vir da Alemanha um carregamento de tubos de vacina que foi doado à população para prevenir o contágio recebendo por sua atitude o agradecimento da Câmara Municipal.
* * *
Posteriormente a Botica Alemã passou a chamar-se Farmácia Leonardo instalada na praça D. Epaminondas, esquina com a rua Coronel Jordão, onde atualmente funciona uma farmácia com outro nome.
* * *
Minha secretina Lívida foi buscar nos meus Arquivos Implacáveis a foto da família de Carl Adolph Leonhardt, com os seguintes familiares.
* * *
Seu genro Antenor Leite, Alzira, Otília, Maria Augusta, Olivia, Ida e Adolpho.
* * *
Sentados: D. Maria Francisca e Carl Adolph Leonhardt, que hoje tem uma rua de Taubaté com o seu nome no Bairro Areão.
* * *
Carl Leonhardt tem como descendentes o general io Marcio Barros e sua irmãs as professoras Neide, Celia Barros e Ida Maria Barros.







  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR