| 1176

QUEM JÁ COMEU CARNE DE GAMBÁ. QUEM COMEU APROVOU

UMA NO CRAVO

GAMBÁ

Certa vez ouvi uma reclamação de um senhora em um programa de rádio, e como sempre acontece, com respeito a terrenos baldios, repleto de matos, entulhos e tudo mais. Fazendo parte de sua reclamação, entre os bichos e insetos que apareciamm um bicho a escandalizou e até o apresentador do programa disse assim:” até gambá - este bicho fedorento - também está aparecendo”.
Ai me veio a mente uma fato acontecido na rua onde moro, Amadeu Oreste Matera no Conjunto Urupês no bairro Independência, no ano de 1979 – a data precisa não vem ao caso. Como a empresa proprietária das moradias – Urrpês Unidas S/A – falira, a comercialização do resto das casas foi embargada pela justiça , e não eram poucas. Aconteceu então, o crescimento de matos nas frentes e quintais das moradias, destacando aquele capim que chegava a alcançar tamanho maior que a própria casa. Na época das águas, o que apareciam de gambás perambulando pelas ruas asfaltadas , não era brincadeira.
Certo dia, chegando em casa, depois de apresentar o programa Cacique nos Esportes, pela Rádio Cacique de Taubaté, deparei-me com uma cena que me chamou a atenção. Na garage estava posta uma mesa comprida, com pratos e talheres em cima. Na cozinha, Marlene pilotava o fogão e um cheiro gostoso de carne inebriava o ambiente. É verdade, o aroma era realmente apetitoso. Aí perguntei o que é que ela fazia, e principalmente porque aquela mesa exposta na garage, a Marlene, disse: “Os garotos de nossa rua, pegaram um enorme gambá, mais parecendo um porquinho, e o levaram para nosso vizinho Silvio – o único que sabia limpar o bicho – mas só limpava.- não o cozinhava. Como nenhuma vizinha se atreveu em ajudar os garotos, chamei a mim a responsabilidade. E não é jogar confete, a Marlene é eximia cozinheira. Peguei o carro, fui a padaria, comprei 30 pães para completar o banquete do gambá. Pronto o suculento prato, chamei os garotos, mais ou menos 10, e a festa aconteceu. A partir de então, os garotos do conjunto rezavam para que o falência da Empresa Urupês, demorasse para ser resolvida. Agora pergunto. Você já comeu carne de gambá? Eu comi, é muito saborosa mesmo.







  • Fontes: LÉLIS MARTINS

Últimas Notícias