• Home
  • RECORDANDO
  • NO DIA 2 DE NOVEMBRO DE 1891 CHEGARAM EM TAUBATÉ UM TREM ESPECIAL COM 400 IMIGRANTES VINDO DA ITÁLIA.
| 1012

NO DIA 2 DE NOVEMBRO DE 1891 CHEGARAM EM TAUBATÉ UM TREM ESPECIAL COM 400 IMIGRANTES VINDO DA ITÁLIA.

TEXTOS DINIZIANOS

Francisco de Paula Toledo

Como você não sabe, o Vale do Paraíba era, até 1870, a região mais rica do País, quando a produção do café entrou em declínio. Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Com o fim do Tráfico Negreiro e a Abolição da Escravatura, tornou-se urgente a solução do problema de mão de obra na região.
* * *
O fazendeiro Francisco de Paula Toledo assinou um contrato com o Ministério da Agricultura para a criação de um núcleo colonial em sua fazendo em Quiririm, cedendo metade das terras, sem remuneração alguma, para o loteamento por parte do Governo Federal.
* * *
A Colonia Italiana localizou-se na região banhada pelo Rio Quiririm. A chegada dos italianos foi de extraordinária importância, trazendo de imediato progressos relevantes para a região, com o cultivo do arroz e da batata, abrindo uma nova era para a lavoura em Taubaté e região, chegando a liderar a produção de arroz no Estado de SP.
* * *
Outra atividade desempenhada pelos colonos italianos foi olaria. Alguns colonos abandonaram a agricultura e tornaram-se oleiros, contratando ex-escravos para os serviços mais pesados.
* * *
Assim nasceu na região a indústria da cerâmica, passando das casas de pau a pique e de taipa de pilão para as casas de alvenaria.
* * *
Fundada a Colonia Italiana, foram muitas as famílias que se fixaram no local: Barbieri, Bettoni, Bottan, Botossi, Cadorini, Camonesi, Canavezi, Cipola, Compiani, Corbani, Crozariol, Danelli, Dragoni, Farabulini, Gadioli, Giovanelli, Guarnieri, Indiani, Lippi, Mancastropi, Ponsoni, Manfredini, Mariotto, Montesi, Mazini, Naldi, Pelogia, Piccina, Pistilli, Ronconi, Rossi, Sávio, Scarenzi, Soldi, Taino, Tarone, Turci, Valério, Vaquelli, Verdelli, Vialta, Zanin, Zanini.
* * *
Francisco de Paula Toledo participou de quase todas as grandes iniciativas em prol do desenvolvimento de Taubaté na segunda metade do século 19, destacando-se na obra de instalação do primeiro Hospital Santa Isabel e um novo Cemitério em lugar do existente nas proximidades do Largo do Teatro.
* * *
Em 1873 a Câmara Municipal declarou de utilidade pública o Cemitério da Venerável Ordem Terceira junto ao Convento de Santa Clara.
* * *
Francisco de Paula Toledo é nome de Praça em Taubaté.
* * *
Texto que faz parte de meu último livro "Tribos de Taubaté" de 2018.







  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR